Categorias Ver Todas >

Boletim Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos

00:00 / 00:00

Sinopse

Este Boletim apresenta uma coleção de artigos selecionados pelo Conselho Editorial do Museu Histórico de Jataí Francisco Honório de Campos, com o intuito de valorizar trabalhos de alta qualidade e seus respectivos autores. Coordenado pelo Historiador Professor Dr. Murilo Borges Silva (UFJ), o processo de análise e seleção culminou na escolha de cinco artigos que abordam temas variados e relevantes: 1. **Caminhos para emancipação em Goiás: O Jornal "A Tribuna Livre" e os debates sobre a abolição da escravidão** – Autoria: Ana Paula Fonseca Silvino Melo. 2. **Os relatos de viagem como uma proposta para o ensino de História local e regional** – Autoria: Beatriz Soares dos Santos Silva e Tássila Carvalho Lima. 3. **Determinação da temperatura e ambiente de produção de cerâmicas arqueológicas do sítio Alto do Bonfim, Perolândia, GO** – Autoria: Dayvison Felismindo Lima, Alessandro Martins e Roberto Weider de Assis Franco. 4. **Recordações de Eloá** – Autoria: Flomar Ambrosina Oliveira Chagas. 5. **Nascer no sertão: imagens de crianças na zona rural de Jataí (1885-1930)** – Autoria: Rafael Alves Pinto Junior. Além dos artigos, o Boletim inclui a seção "Museu em movimento", que documenta as ações e projetos realizados pelo Museu em parceria com colaboradores essenciais. A capa do Boletim desta edição é uma colaboração criativa dos irmãos João Almeida Soares (fotografia) e Clara Almeida Soares (design). A equipe do Museu Histórico de Jataí expressa sua gratidão a todos os envolvidos na criação deste Boletim, cujo relançamento marca uma significativa contribuição para a preservação e valorização da história e cultura local.