Categorias Ver Todas >

Audiolivros Ver Todos >

E-books Ver Todos >

Sinopse

O contexto em que nasceu a composição deste livro se localiza na operacionalização de proposta, vinda da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da PUC Minas, através do Edital 037/2022, favorecedor do processo de internacionalização. A PUC Minas, na clareza de que a dinâmica da globalização envolve as dimensões de conhecimento racionalista, produção capitalista, tecnologia automatizada e governança, tem buscado sua função de internacionalização, na convicção de que as universidades se fundamentam, neste caso, no conhecimento racionalista. E, aquelas que têm, de fato, a pesquisa em sua rotina, são estratégicas já que produtoras de capital humano e de inovação, de acordo com consideração de Brennan et al (2004). Ela se fundamenta, portanto, tal como propõe Knight (2008), no fato de que a internacionalização do ensino superior é processo responsável pela integração de abordagem internacional ou intercultural no ensino, pesquisa e gestão de serviços prestados por uma instituição. Neste sentido, ela não deve ser encarada como um fim, mas como meio para se atingir um fim. Neste contexto, a partir de certo consenso têm sido consideradas importantes, as estratégias programáticas, relativas às atividades acadêmicas e serviços associados, e as organizacionais, que asseguram políticas e serviços favorecedores da internacionalização em seus campus e no exterior. Elas vêm ganhando corpo nos últimos tempos, pois, a partir da década de 1990 as universidades foram obrigadas a pensar em modos de sociedade cada vez mais multicultural e complexa.