Categorias Ver Todas >

E-books Ver Todos >

Um pequeno demônio na América

Sinopse

Em Um pequeno demônio na América, o premiado poeta Hanif Abdurraqib reúne uma série de ensaios, entre a crônica cultural e a reflexão crítica, sobre a atuação negra e sua ressonância política e social em distintas manifestações artísticas, com destaque para a cultura pop de alcance internacional. Assim, figuras icônicas como Michael Jackson, Whitney Houston, Aretha Franklin, Beyoncé e Josephine Baker, além de outras menos célebres, surgem no livro por perspectivas nada óbvias. Tudo isso é realçado por uma prosa em que a pontuação por vezes é chacoalhada, ou suspensa, como os corpos que dançam (ou não) nestas páginas cheias de noites e dias de glória, dor e bom humor. Aqui, a pesquisa histórica rigorosa e a visão pessoal de um negro de família muçulmana nascido no início da década de 1980, nos Estados Unidos, nunca se dissociam. Estamos simultaneamente nos cômodos da casa do escritor em Ohio e no funeral de uma diva da música; diante de uma briga no pátio da escola e nos bastidores da gravação de um hit do Rolling Stones. Estas memórias pessoais, vasculhando afetos e interioridades, mostram-se, ao fim, sobretudo coletivas.